domingo, janeiro 29, 2012

43º aniversário da Feira de Embu das Artes

A tradicional Feira de Artes e Artesanato do município de Embu das Artes, em São Paulo, completa 43 anos de existência no dia 31 de janeiro, atraindo e encantando milhares de visitantes e turistas brasileiros e estrangeiros ao longo desse tempo. Criada no ano 1969, em frente à Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra, a feira vem desde então ocupando gradativamente todas as ruas do Centro Histórico da cidade, e inerente ao seu desenvolvimento, também foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais, tornando a cidade como é conhecida hoje.
Artistas e artesãos estão há mais de 40 anos mostrando seus trabalhos na região, com exposições até fora do Brasil, e alguns chegaram de outros países e adotaram a localidade como seu reduto. Várias gerações têm passado pela feira nesses 43 anos.
A Feira de Artes conta com cerca de 520 expositores, divididos entre os segmentos de artesanato, artes plásticas, feira do verde, antiquários e alimentação, entre outros. A maior concentração deles acontece nos fins de semana e feriados.
História da feira 
Conduzidos pelo escultor Assis de Embu e com a presença de artistas e artesãos, predominantemente vindos da praça da República, em São Paulo, a feira começou suas atividades em 1969 no Largo dos Jesuítas. Nesse período, revelou muitos talentos e contribuiu para solidificar a tendência cultural e artística da região, iniciada na década de 20 com Cássio M´Boy e na década de 50 com Tadakiyo Sakai.
Já nos anos 70, criadores dos mais variados estilos, muitos ligados ao movimento hippie, se reuniam no Largo 21 de Abril para produzir e vender arte.
De lá pra cá, artistas e artesãos vêm produzindo e expondo as mais variadas obras para interessados, turistas e visitantes. A tradicional Feira de Embu das Artes conta com um grande número de produtos artesanais, obras de arte e manifestações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário