domingo, outubro 02, 2011

OBRAS DE PAULO FREIRE

  • 1959Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade Federal do Recife, 139p. (tese de concurso público para a cadeira de História e Filosofia da Educação de Belas Artes de Pernambuco).
  • 1961A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 90p.
  • 1963Alfabetização e conscientização. Porto Alegre: Editora Emma.
  • 1967Educação como prática da liberdade. Introdução de Francisco C. Weffort. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (19 ed., 1989, 150 p).
  • 1968Educação e conscientização: extencionismo rural. Cuernavaca (México): CIDOC/Cuaderno 25, 320 p.
  • 1970Pedagogia do oprimido. New York: Herder & Herder, 1970 (manuscrito em português de 1968). Publicado com Prefácio de Ernani Maria Fiori. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 218 p., (23 ed., 1994, 184 p.).
  • 1971Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. 93 p.
  • 1976Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução de Claudia Schilling, Buenos Aires: Tierra Nueva, 1975. Publicado também no Rio de Janeiro, Paz e terra, 149 p. (8. ed., 1987).
  • 1977Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (4 ed., 1984), 173 p.
  • 1978Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 49 p.
  • 1979Consciência e história: a práxis educativa de Paulo Freire (antologia). São Paulo: Loyola.
  • 1979Multinacionais e trabalhadores no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 226 p.
  • 1980Quatro cartas aos animadores e às animadoras culturais. República de São Tomé e Príncipe: Ministério da Educação e Desportos, São Tomé.
  • 1980Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 102 p.
  • 1981Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • 1981Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • 1982A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). Prefácio de Antonio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez/ Autores Associados. (26. ed., 1991). 96 p. (Coleção polêmica do nosso tempo).
  • 1982Sobre educação (Diálogos), Vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra ( 3 ed., 1984), 132 p. (Educação e comunicação, 9).
  • 1982Educação popular. Lins (SP): Todos Irmãos. 38 p.
  • 1983Cultura popular, educação popular.
  • 1985Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3ª Edição
  • 1986Fazer escola conhecendo a vida. Papirus.
  • 1987Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 168 p. (Educação e Comunicação; v.19).
  • 1988Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Vozes.
  • 1989Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes.
  • 1990Conversando com educadores. Montevideo (Uruguai): Roca Viva.
  • 1990Alfabetização - Leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • 1991A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 144 p.
  • 1992Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), 245 p.
  • 1993Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água. (6 ed. 1995), 127 p.
  • 1993Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 119 p.
  • 1994Cartas a Cristina. Prefácio de Adriano S. Nogueira; notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra. 334 p.
  • 1994Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985; 8ª edição.
  • 1995À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d'água, 120 p.
  • 1995Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Editora Cortez.
  • 1996Medo e ousadia. Prefácio de Ana Maria Saul; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987; 5ª Edição.
  • 1996Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • 2000Pedagogia da indignação – cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 134 p.

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